O papel do contabilista nas empresas

O contabilidade de hoje está associada a um importante apoio na gestão das empresas, não se limitando apenas a meros lançamentos contabilísticos destinados fundamentalmente ao fisco.

Felizmente, o papel do contabilista e da contabilidade tem vindo a mudar nas empresas. Atualmente, o empresário está a tomar consciência que negócios sem contabilidade, nunca irão longe.

São três as perguntas que costumamos fazer aos empresários que nos procuram para sermos parceiros:

  • Como está a tua empresa hoje?
  • Como estará a tua empresa daqui a três anos?
  • Onde queres ter a empresa daqui a dez anos?

A resposta deles é clara: “não sei“.

São empresários no papel, porque estão constituídos jurídicamente, mas no negócio não são nada, ou melhor, são técnicos em auto emprego (e isso não funciona).

Como o contabilista poderá ajudar os empresários?

O contabilista, está dotado de grandes competências, para poder controlar todos os processos correntes da contabilidade e nesse sentido poderá ser um suporte de valor acrescentado na definição da estratégia empresarial e financeira nos negócios e empresas dos seus clientes.

A contabilidade reflecte a situação financeira da empresa.

Na FozRegisto, costumamos dizer aos nossos clientes, que a contabilidade é um espelho que reflete o negócio deles. Uma empresa doente é facilmente identificada pela contabilidade.

Sem dúvida alguma que a contabilidade é a grande ferramenta (de apoio à gestão) para o sucesso das empresas e o contabilista dá-lhe “alma”.

O que é a contabilidade?

Segundo a definição do Wikipédia, a contabilidade é a ciência que mede a realidade económica de uma empresa, com o objetivo de permitir o planeamento e controle adequado da entidade. Trata-se de um ramo do conhecimento, cujos fundamentos e objetivos giram em torno da obtenção de medidas quantitativas e qualitativas para a tomada de decisões, através da aplicação de ferramentas e técnicas matemáticas para a produção de relatórios financeiros, que evidenciem uma interpretação adequada da realidade económica, financeira, física e patrimonial da entidade.  Consequentemente, o processo de análise financeira, baseia-se na aplicação de ferramentas e num conjunto de técnicas às demonstrações financeiras e outros dados complementares, com o objetivo de obter medidas e relações quantitativas que indiquem o comportamento, não apenas da entidade económica, mas também de algumas de suas variáveis ​​mais importantes

Contabilidade é, portanto, a ciência da medição, processamento e comunicação de informações económico-financeiras sobre entidades económicas, sejam elas empresas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A contabilidade, referida frequentemente como a “linguagem dos negócios”, mede os resultados das atividades económicas de uma organização e transmite essa informação a uma variedade de utilizadores como investidores, credores, gerentes e agentes reguladores.

Agora uma definição mais simples! O que é a contabilidade?

A contabilidade é o registo das operação (passadas) de um negócio, que vai permitir saber se uma empresa está ou não a ter lucros, se os preços de vendas dos seus produtos e/ou serviços está bem calculado, se o seus funcionários dão rentabilidade ou se estão a dar prejuízo ao negócio, se as compras a fornecedores estao a bom preço. E, muito, muito mais …será que as grandes empresas cresceram sem contabilidade?

Outros serviços de ajuda à gestão!

Na FozRegisto, não nos limitamos a contabilidade.

Temos um leque de serviços para ajudar os empresários no crescimento dos seus negócios. Os empresários que nos chegam, são muito limitados, não entendem nada de gestão, não sabem o que é o markting e muitos outros aspectos da vida dos seus negócios.

Aqueles que têm a humildade de pedir ajuda, nós atendemos em:

  • Recursos humanos
  • Criação de Sites
  • Marketing digital
  • Software de faturação
  • Outsourcing diverso …

“Uma estratégia de nada serve, se as pessoas não acreditarem fundamentalmente nela”

Robert Haas
 

Gostou? Deixe-nos a sua opinião