Estás diante de uma boa oportunidade para mudares o teu rumo profissional? Óptimo, não desistas, desenvolve um plano para o teu negócio e avança na criação da uma empresa.
Mas, cuidado, queremos-te lembrar de uma coisa: criar uma empresa é um ato burocrático e isso é o mais fácil em todo este processo. Dífícil é fazer o negócio ter sucesso. Por isso, estuda-o muito bem antes de avançar.
Preparámos algumas dicas simples, que pensamos serem importante saberes para que tudo dê certo:
Faz uma avaliação de ti próprio.
Analisa as tuas forças e fraquezas e sai rapidamente dos sonhos. Para seres um empresário de sucesso terás que ser determinado, criativo, ter espírito de sacrifício, capacidade de liderança, resistente, método, organização e orientação para os resultados. E … muitas horas de trabalho.
Fica com este texto maravilhoso de Roberto Shinyashiki que retrata bem a dificuldade de ser empresário:
“O sucesso é construído à noite.
Durante o dia, tu fazes o que todos fazem. Mas, para conseguires um resultado diferente do da maioria, tens de ser especial. Porque se fizeres igual às outras pessoas, obterás os mesmos resultados.
Não te compares com a maioria, pois, infelizmente, ela não é um modelo de sucesso.
Se tu queres atingir uma meta especial, terás que estudar no horário em que todos os outros estão a beber cerveja. Terás que planear, enquanto os outros ficam à frente da televisão. Terás que trabalhar, enquanto os outros apanham sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende da dedicação.
Há muita gente que espera ver o sonho realizar-se por magia. Mas toda magia é ilusão. E a ilusão não tira ninguém do lugar onde está.
A ilusão é o combustível dos perdedores.”
Saibes qual é o teu mercado, o teu público, o teu cliente. Certamente não vais querer vender gelo a esquimós.
Faz uma análise ao mercado e verifica se este tem capacidade de absorver o teu produto ou serviço. Esta análise servirá para testares a tua ideia de negócio:
Tens dois caminhos: o sucesso ou o fracasso. És tu que decides, qual o caminho a seguir, mas, sabes que o fracasso é sempre garantido se te portares mal.
O plano de marketing é um instrumento de gestão de grande importância para o desenvolvimento de qualquer empresa. É um documento onde se define os objectivos e as estratégias comerciais da empresa a médio e longo prazo, antecipando-se decisões e reduzindo-se as hipóteses de erro. As principais fases de um plano de marketing que tens que ter atenção, são:
É improvável. O marketing é essencial para alcançar e conquistar clientes e para manter relacionamentos duradouros com eles.
Sem marketing, uma empresa não será capaz de informar os seus potenciais clientes, sobre os produtos ou serviços que comercializa, diferenciá-los da concorrência, ou gerar procura em quantidade suficiente para manter o negócio viável.
O marketing é igualmente importante para identificar e entender as necessidades dos clientes. Percebendo o que os clientes procuram ou precisam, será possível á empresa criar produtos ou serviços adequados a essas necessidades.
É essencial que as empresas invistam em marketing e adotem estratégias eficazes para promover seus produtos e serviços. Se não o fizerem, correm o risco de perder para a concorrência e não conseguir vencer num mercado cada vez mais competitivo.
Segue uma frase que resume muito bem aquilo o que é uma empresa sem marketing e publicidade:
“Fazer negócios sem publicidade é como piscar o olho para uma mulher no escuro: o empresário sabe o que está a fazer, mas mais ninguém vê”
A tua nova empresa irá ter uma fase inicial de implementação, em que será necessário ter dinheiro em quantidade suficiente, para que a mesma “não morra na praia”.
Antes de avançares no negócio faz uma avaliação dos teus próprios recursos financeiros e informa-te junto das instituições financeiras sobre as modalidades de crédito para o teu futuro negócio.
É muito importante garantires que a empresa não desapareça por falta de dinheiro.
Elabora o plano do negócio da tua nova empresa. Nele, deves descrever como será a tua empresa, deves incluir uma análise do mercado, o financiamento, o plano para o investimento, planos de tesouraria, os recursos humanos e recursos materiais. Este documento servirá de bilhete de identidade da tua empresa sempre que tiveres de a apresentar e defender junto de investidores ou instituições financeiras.
Depois de conheceres o público (cliente) do teu mercado (produto ou serviço) está na hora de definires qual será a melhor localização para o teu negócio!
Que tipo de espaço deve a tua empresa adquirir? Deves comprar ou arrendar? Considera todas as alternativas possíveis sem prejudicar financeiramente o arranque do negócio.
Esta é parte mais fácil, mas pela nossa experiência, é aquela que todos os potenciais empresários querem fazer em primeiro lugar. Se é o teu caso, esquece!! Abrir uma empresa é sempre a última etapa e a mais fácil (podemos-te ajudar se precisares). Avança só se tiveres certezas mais ou menos firmes que conseguirás ter algum sucesso no teu negócio.
Em Portugal, somos um país de micro empresários, muitos não sobrevivem mais de dois anos e isso é um sinal claro da dificuldade que é ser empresário.
Burocrácia para abrir uma empresa em Protugal:
O teu sonho, vai começar a tornar-se numa espécie de pesadelo, mas não desanimes, acontece com todos.
Agora deverás implementar a organização para todas as áreas da gestão. Uma empresa não é mais do que uma complexidade de processos e tarefas que nunca acabam, são repetitivas e por toda a vida do negócio. Como vais fazer para ter tudo sempre em ordem? Já pensaste?
Vem trabalhar connosco. Temos um serviço de contabilidade digital que te dará algum importante apoio na tua organização.
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Conteúdos que podem ser úteis para o teu negócio.
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