Abrir uma empresa de mediação imobiliária pode ser uma excelente oportunidade de negócio, mas deves conhecer os passos necessários para que tudo seja feito corretamente.
A zona da Figueira da Foz, onde estamos inseridos, é desde á muito tempo uma região com fortes tradições na mediação imobiliária. Como se trata de zona de praia, um negócio de mediação imobiliária, consegue ter um leque alargado e diversificado de clientes. Temos na Figueira da Foz, clientes para habitação própria permante, temos clientes para segunda habitação, temos investidores sobretudo em turismo, etc … É um bom mercado.
Vamos dar-te um pequeno guia, um passo a passo para te ajudar a constituir e operar com sucesso a tua própria empresa de mediação imobiliária na Figueira da Foz.
O primeiro passo é fazeres o planeamento detalhado do teu negócio.
Imagina, como é construir um prédio. Primeiro faz-se o projeto, planeando-se tudo ao pormenor, depois faz-se a orçamentação da obra para saber a quantidade de dinheiro necessário para a construção. Nas empresas é igual.
Cria um modelo de negócio, que na prática é como um projeto de um prédio.
Identifica e trabalha, no teu modelo de negócio, todos os pontos chaves para que a imobiliária funcione bem e dê lucro: qual o segmento de clientes que queres trabalhar, define bem a tua proposta de valor (este é um ponto importante, porque será aqui que o cliente sentirá a diferença entre te escolher a ti, ou à concorrência), quais os canais de divulgação e relacionamento a utilizar no negócio, quais as atividades chave e como as organizar, quais os recursos chave necessários, quais os parceiros a escolher, etc …
Depois de teres o teu modelo de negócio desenhado, estás em condições de orçamentar o negócio. É o chamado plano de negócio que te vai mostrar a viabilidade ou não da futura imobiliária.
Após teres o ponto acima trabalhado, e se a tua decisão for avançar com a empresa, está na hora de escolheres a forma jurídica do negócio. Costuma ser normal, os potenciais empresários, confundirem a forma jurídica com os impostos (segundo a nossa experiência de mais de 20 anos na área da mediação imobiliária), mas é totalmente falso.
Se queres ser um verdadeiro empresário, deves escolher constituir uma sociedade, ficarás com uma segurança jurídica totalmente diferente de uma atividade em nome individual. Costumamos dizer na FozRegisto, que os empresários em nome individual, são pessoas com medo de ser empresários.
Como já viste, não somos propriamente fãs, dos empresários em nome individual e por isso, esperamos que sigas para a constituição de uma sociedade.
Deves defenir como serão as quotas da empresa, deves ter um valor considerável para o capital social, o CAE para a mediação imobiliária é o 68311 (não te esqueças), fazes a escritura pública, fazes o registo no RCBE, abres a conta bancária e fazes o depósito do capital social, fazes a comunicação de início de atividade nas finanças, avisas a segurança social se os sócios são ou não remunerados.
Para comunicares o início de atividade nas finanças, vais precisar de um contabilista. Podes contatar a FozRegisto, teremos todo o gosto em trabalhar contigo. Somos especialistas em mediação imobiliária, a 20 anos, e temos um serviço de contabilidade digital próprio para as imobiliáias. Chama-se ContaOnline Imobiliárias – dá aqui uma vista de olhos »»
Nenhuma empresa de mediação imobiliária, pode operar sem uma licença especial emitida pelo instituto que reguala a atividade, o IMPIC (instituto dos mercados públicos do imobiliário e da construção).
A licenciamento, também conhecido por licença AMI, é muito simples de obter e não necessita de nenhum curso ou formação específica. Basta ter idoneidade comercial, seguro de responsabilidade civil e meia dúzia de documentos preenchidos e assinados e num mês conseguesse a licença AMI.
Apesar da legislação que regula a atividade, não obrigar a nenhuma formação, é sempre aconselhável o potencial empresário ter bons conhecimentos tecnicos, ou mesmo, que frequente regularmente formações específicas da atividade. A ética profissional, também deve ser aqui tida em conta.
Definir e escolher um local estratégico para a instalação da imobiliária, é muitas vezes, crucial para o sucesso da empresa. Essa localização, deve fazer parte do modelo e plano de negócio acima já retratado.
Uma loja de mediação imobiliárias, na principal avenida da Figueira da Foz, pode fazer sentido para uma imobiliária que trabalhe com o turismo e gestão de alojamento local, por exemplo. Mas se for uma imobiliária que se dedique a habitação própria permanente, provávelmente a avenida será uma péssima opção (neste caso, terá um esforço de recursos humanos que não se traduzirá em aumento das receitas).
Cada projeto empresarial terá as suas necessidades de instalações, mas um bom marketing digital é melhor que qualquer localização. Acredita! Os clientes hoje estão na palma da mão, á distância de um clique.
Montar uma equipa qualificada e experiente, é fundamental para o sucesso de uma empresa de mediação imobiliária.
O empresário da mediação imobiliário, deve ponderar sempre contratar profissionais, com conhecimentos no mercado imobiliário local e com boas habilidades de negociação. Uma equipa devidamente treinada e motivada, contribuirá para um bom crescimento do negócio.
Neste ponto, o que temos assistido, é uma espécie de “escravatura empresarial“.
Atualmente, os donos das imobiliárias, deixaram de contratar e optaram por trabalhar com parceiros, é uma subcontratualização de serviços. Isto de bom não tem nada.
Os recursos humanos em qualquer empresa, são a alma do negócio. Sem pessoal, as empresas não existem. Então, podemos dizer, que os ditos agentes ou consultores são verdadeiros funcionários das imobiliárias? Claro que não.
É com tristeza, até porque somos profissionais de gestão, que vimos as imobiliárias, cheias de gente, que representam, única e simplesmente, um grande vazio para o negócio. Fotos de agentes/consultores, de braços cruzados, com sorrisos mais ou menos forçados, numa pose “americanizada” não é nada. É show off.
Se vais criar uma imobiliária, precisas garantir o futuro do teu negócio, por isso, contrata pessoal, dá-lhe formação, dá-lhe boas condições de trabalho e esquece os agentes (esses só existem na polícia).
Este é um passo que se enquadra na secção de relacionamente e canais que definiste no teu modelo de negócio (lembras-te do modelo de negócio).
Deves investir bastante em estratégias de marketing para atrair clientes e também aumentar a visibilidade da imobiliária.
Cria os teus próprios canais.
É impressionante ver as imobiliária a trabalharem com crm, site, portais e outras ferramentas, de fornecedores/parceiros externos. Não existe mal nisso, mas estão a construir uma pegada digital, que demora anos, a ficar consolidade, e a qualquer momento podem ter que abandonar. Basta mudar de fornecedor de tecnologia por exemplo.
As empresas devem ter ferramentas próprias (se possível) para nunca dependerem de terceiros. Isto é o ideal.
Todos os anos deves construir o plano estratégico para a tua imobiliária. No fundo, deves definir os objetivos e metas a ser alcançados durante o período (um pouco como faz o governo, todos os anos, com o orçamento de estado).
Esse planeamento é para ser acompanhado mês a mês. Se algo não estiver a correr como planeado deve ser revisto, em qualquer altura do ano. A pensar nisso, o nosso serviço de contabilidade digital para imobiliárias, dá a possibilidade do empresário saber mês a mês o estado do seu negócio, mesmo sem perceber nada de contabilidade. Não é no fim do ano que isso deve ser visto, é todos os dias, todos os meses, etc … Um negócio é isto, controlo, revisão, adaptação, etc …
Olhar para a conta bancária da empresa não representa nada, nem mesmo para a listagem de faturação. Uma empresa é como um motor de carro, tem várias peças, todas devem estar sincronizadas e todas gastos recursos. O que sobrar desses recursos, será o lucro.
Se queres abrir uma imobiliária, no concelho da Figueira da Foz, e porque vais precisar de um contabilísta, vem falar connosco agora. Temos mais de 20 anos de experiência em mediação imobiliária e para que tudo corra bem para o teu negócio, vamos te ajudar desde o momento zero, da tua nova imobiliária.
Ajudamos-te a constituir a empresa, com os cae’s certinhos, vamos contigo definir um bom valor para o capital social, vamos te explicar alguns itens menos favoráveis da fiscalidade e ainda vamos organizar para ti todo o processo de licenciamento AMI. Quando estiveres já a laborar, vamos analisando contigo o negócio.
Aceitas o nosso desafio? Vem trabalhar conosco.
Vê aqui o nosso blog só com assuntos de mediação imobiliária – Ver »»
Conteúdos que podem ser úteis para o teu negócio.
Contabilidade Figueira da Foz! Somos um gabinete com mais de 20 anos de atividade, a ajudar empresas e empresários, na contabilidade e gestão dos seus negócios.
Rua Cristina Torres, 2
3080-297 Figueira da Foz
Telefone: 233414588
[chamada rede fixa nacional]
©Fozregisto | Todos os direitos reservados | Privacidade | Centro Arbitragem