Como abrir um restaurante?

Estás mesmo com uma vontade enorme de abrir um restaurante na Figueira da Foz!

Abrir um restaurante não é tarefa fácil, mas nada é impossível.

Podes abrir um restaurante novo de raíz, todo idealizado por ti, ou iniciares a tua atividade na restauração ocupando um espaço já pronto a funcionar no regime de cedência de exploração. Qualquer que seja o teu projeto empresarial, deves ter sempre presente, que para começares a criar riqueza com o teu negócio, deves realizar alguns estudos antes de avançares.

10 tópicos que deves estudar para o teu restaurante ser um sucesso!

  1. Plano de negócios
  2. Licenças e regulamentações alimentares
  3. Localização estratégica do restaurante
  4. Tema ou conceito do restaurante
  5. Ementa 
  6. Equipa de funcionários
  7. Marketing e publicidade
  8. Fornecedores e gestão de estoque
  9. Design de interiores e decoração
  10. Financiamento do restaurante

Plano de negócio

Desenha o modelo de negócio do teu novo restaurante e desenvolve o correspondente plano de negócio. 

Na prática é como construir uma casa. O projeto mostra como ela vai ficar e o orçamento vai dizer quanto ela vai custar depois de construída.

Este, é um passo muito importante na abertura de um restaurante, porque, vai dizer ao empreendedor quanto dinheiro irá precisar investir no arranque do seu novo negócio, assim como, quanto dinheiro vai o negócio necessitar mês a mês para poder ser viável e sobreviver. Não falta por aí empresários de restauração, que apesar de terem os estabelcimentos abertos, têm prejuízos anos a fio.  

Não facilites neste ponto. Se precisares, nós ajudamos-te .

Licenças e regulamentos

Quando encontrares um espaço para abrires o teu restaurante, nunca avançes na compra, ou arrendamento do imóvel, antes de te certificar que podes lá construir o teu negócio. Deves pedir as cadernetas, certidões, certificados energéticos ou outros documentos relevantes do imóvel e verificar se não existem irregularidades. Verifica também as viabilidades com a Câmara Municipal. Se estiver tudo bem, então segue com o negócio. Existem muitos problemas com os imóveis, é preciso cuidado. 

Se fores ocupar um restaurante por trepasse, ou cedência de exploração, verifica também as licenças. A cedência do negócio pode estar a acontecer por problemas legais. Cuidado …

Localização estratégica do restaurante

A localização que deves escolher, para o teu restaurante, vai depender do tipo de estabelecimento que queres abrir. Exisem restaurantes temáticos que não necessitam estar muito visíveis. Se os clientes gostarem e o empresário fizer um bom marketing sobretudo digital, facilmente terá a casa cheia. 

Se queres abrir um restaurante para turistas, então, a melhor localização será a excelente avenida da Figueira da Foz (visto esta ser a nossa cidade), ou nas zonas mais frequentadas por quem visita a cidade.

Tema ou conceito do restaurante

Quando um restaurante se apresenta com um tema, ou com um determinado conceito, ele ganha de forma natural vida própria. A grande vantagens, é poder assim criar um nicho próprio de clientes, tornando o dia a dia do negócio, mais fácil de gerir. 

Restaurantes sem alma, são vulgares casas de refeições. 

Como exemplo, tens restaurantes especializados em leitão na Mealhada, tens os famosos restaurantes de Setúbal especializados em choco frito, etc … 

Conceito ou tema, pode não ter nada a haver com os pratos serviços. Poderá ser por exemplo a arquitetura do espaço, a decoração, a forma de atendimento. Enfim, será algo de diferenciador.

Ementa

Ora, a ementa é um caso sério a ter em conta num espaço de restauração.

Existem restaurantes, que apresentam ementas aos seus clientes, que parecem livros, de tantas páginas que têm, uma espécies de bíblia do restaurante. Para quê?

Um restaurante, deve ter meia dúzia de pratos na ementa, aqueles que são mais pedidos, mais quatro ou cinco como pratos suplentes, nada mais. 

Uma ementa muita extensa, passa a mensagem de falta de qualidade, pela logística exigida na cozinha e além disso, todos nós, seres humanos, somos preguiçosos por natureza. Ninguém tem paciência para estar a ler ementas num restaurante. Passamos os olhos pelas folhas e vamos escolher o prato do dia, é sempre assim. 

Equipa de funcionários

Qualquer que seja o negócio, os funcionários, são sempre a “máquina principal”.

Muitos empresários, são arrogantes com os seus empregados, mostrando-lhes que quem manda é ele, mas na realidade um restaurante sem funcionários não funciona. 

O gestor de um restaurante, se quiser ter um estabelecimento a funcionar de forma regular, sem sobressaltos, deve apostar forte numa boa equipa de trabalho. Todos se devem sentir úteis no negócio, devem aparecer todos os dias com um sorriso nos lábios. É sinal, que o trabalho lhes provoca felicidade, gostam do que fazem e acima de tudo gostam da equipa. 

Trabalha bem os recursos humanos do teu restaurante, não os desvalorizes.

Marketing e publicidade

Que coisa estranha, o que é isto?:

  • Marketing?
  • Marketing digital?

Pois é, são poucos os restaurantes, com verdadeiras estratégias de marketing.

Alguns, lá vão fazendo uns posts nas redes sociais, todos contentes, como se isso fosse marketing. Bem, já é qualquer coisa, mas, marketing não é com toda a certeza.

Se muitos empresários da restauração, soubessem o potencial desta ferramenta nos crescimentos das vendas dos seus restaurantes, teriam uma equipa permanente de profissionais de marketing, a atrair clientela todos os dias.

Não desvalorizes o marketing do teu negócio. Se precisares, nós ajudamos-te. 

Fornecedores e gestão de stock

Na FozRegisto, além da contabilidade, também fazemos consultoria de gestão e ajudamos empresários a alavancar os seus negócios.

Nos restaurantes, a área das compras a forncedores e gestão de stocks é para nós muito desafiadora.

A maioria dos donos de restaurantes, passam a vida nos super e hipermercados a fazerem compras para os seus estabelecimentos. É mesmo assim, vão todos os dias ás compras. Além de passarem uma má imagem, se forem por lá vistos pelos seus clientes, estão a ter prejuízo com as compras que fazem.

O empresário da restauração, deve ser capaz, de estabelecer parcerias com fornecedores locais para os seus abastecimentos. Além de conseguirem produtos de melhor qualidade, vão pagar o mesmo ou até menos que nos supermercados. Vão conseguir negociar formas de pagamento, vão pagar as compras com o dinheiro dos clientes e ainda vão poupar imenso tempo. 

O nosso desafio é mostrar na prática estes benfícios aos empresários. Temos conseguido. 

Trabalha bem esta área, vais ganhar muito mais do que possas imaginar.

Design de interiores e decoração

Conforme já mencionado no ponto acima (tema ou conceito), por vezes o design e a decoração do espaço é o suficiente para atrair clientes.

O cliente, precisa se sentir bem dentro do espaço. Isso, dá-lhe boas sensações e voltará concerteza ao teu restaurante. 

Uma decoração não precisa ser cara, nem luxuosa, basta ser harmoniosa e já terás boas reacções dos clientes.

Financiamento do restaurante

A melhor forma de financiamento, é sempre com capitais próprios, porque não dependerás de ninguém. Se não tiveres dinheiro suficiente, para abrir um restaurante, pensa em convidar um sócio com capital para o teu projeto.

A pergunta que mais nos fazem, é: ” como posso abrir um restaurante com pouco dinheiro? “, mas, nós, não conseguimos resposta.

A quantidade de dinheiro necessário para abrir um restaurante, depende sempre da grandeza do projeto. Nunca deves avançar, sem garantir que tens financiamento, seja pela via que for. 

Se necessitares de financiamento bancário, irás precisar de bons rácios financeiros, por isso, o capital social da empresa deve ser considerável. Não faças como muitos, que criam empresas quase sem capital social.

Se precisares de ajuda, contata-nos. 

Gabinete de Contabilidade para Restaurantes na Figueira da Foz

Estás mesmo decidido?

Vais abrir um restaurante na zona da Figueira da Foz, vem ter connosco já.

Vamos em conjunto, analisar o teu projeto empresarial, afinal, vais precisar de ter um contabilista, então, vamos já começar a trabalhar em conjunto, mesmo antes de teres criado a tua empresa. 

Não corras riscos desnecessários.

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