Não existe definição para muito ou pouco dinheiro. Dinheiro é um objecto que mede o valor de qualquer coisa.
Uma pessoa que tenha um milhão de euros, gastar duzentos mil a montar um restaurante é pouco dinheiro, mas, para um cozinheiro empreendedor, com cinquenta mil euros, gastar os mesmos duzentos mil é muito dinheiro e o restaurante/negócio é o mesmo.
Quem não tem dinheiro, ou não arrisca e tem que encontrar sólidas fontes de financiamento para não ter problemas de gestão.
Os empresários necessitam de ter meios financeiros suficientes para financiar a empresa até que ela comece a ser auto-sustentável. A solução será gastar o menos possível e minimizar os riscos da estratégia empresarial.
Se queres arriscar, seguem algumas dicas …
Tens a certeza que a tua ideia de negócio é boa? Faz um teste, tenta validar a ideia junto de pessoas que nada têm a ver com a tua empresa: potenciais clientes ou empresários experientes. A opinião dos amigos e familiares não deve ser considerada útil, pois eles nem sempre te darão uma resposta verdadeira.
Tenta perceber quem são os teus potenciais clientes, onde estão esses clientes e como vais chegar até eles. Deves construir produtos ou serviços que sirvam e superem as expectativas desses clientes. Os teus primeiros clientes serão a publicidade do teu negócio, eles serão responsáveis por gerares mais negócios para a tua empresa. Trabalha bem o teu modelo de negócio na proposta de valor do teu negócio.
Não penses em retirar da empresa os primeiros lucros do teu “precoce” negócio. Deves reinvesti-los com vista a criação de novos produtos ou serviços, novas oportunidades de negócio. Se não o fizeres vais comprometer o desenvolvimento da empresa. Vais trabalhar com produtos ou serviços medíocres e esses, não vão gerar novos negócios.
Não tenhas pressa em contratar funcionários. Eles vão contribuir para um esforço financeiro desnecessário no início do teu negócio.
A solução está na contratação de profissionais em regime de outsourcing em áreas como: maketing, publicidade, contabilidade, fiscalidade, processos administrativos, etc…
No teu modelo de negócio definiste a forma como te vais relacionar com os teus potenciais clientes e como vai a tua mensagem chegar até eles. Então trabalha no teu marketing desde o início para chegares o mais rápido possível aos teus “prospects”.
Muitos empreendedores gastam todo seu tempo e dinheiro na montagem e concepção dos seus produtos e serviços e quando chega a hora de os “mostrar”, ficam sem recursos. Isso … é morrer na praia!
Começar uma empresa por conta própria com pouco dinheiro é muito difícil. Por isso, procura um bom sócio e compartilha com ele a tua ideia. Se possível, escolhe um sócio que além de dinheiro traga também ao negócio algum conhecimento extra.
“Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos.”
James Cameron
Conteúdos que podem ser úteis para o teu negócio.
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